sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

OS SINAIS DA CHEGADA

Um questionamento dos discípulos forneceu a ocasião para Jesus ensinar: Quando sucederão tais coisas? (Mc 13:4).  Ora, se coisas terríveis estavam por acontecer, era importante saber quando elas seriam.  Tempos em que um templo como aquele viria ao chão deveriam ser aguardados, para ninguém ser tomado de surpresa.

A resposta de Jesus, porém foi em outra direção: o importante não é saber quando, mas como.  Pois somente assim nenhum discípulo será realmente surpreendido pelos eventos que estão por acontecer.

Além do que, na verdade ninguém pode determinar com exatidão o dia certo de tais acontecimentos pois isso compete somente ao Pai (confira em Mc 13:32).

Então o Mestre começou a listar alguns sinais a serem percebidos claramente quando os tempos estivessem para ser cumpridos.  Ele falou de falsos cristos (versos 6 e 21); de guerras (verso 7); de sinais na natureza (verso 8); de perseguição aos discípulos (versos 9 e 13) e de desestruturação familiar (verso 12).  Mas também citou que o evangelho deverá ser anunciado a todas as nações antes do fim (leia o verso 10).

Importante também destacar que Jesus lembrou que nada disso é realmente o fim (leia em Mc 13:7).  Embora tais acontecimentos possam apontar para o final da história, contudo eles serão apenas o princípio das dores, e não o fim propriamente dito. 

Ainda haverá um outro grande aperreio a marcar de maneira mais clara que o tempo está chegando (confira em Mc 13:19).  Mas também nele os verdadeiros discípulos não deverão se preocupar.  Ainda em meio a esse aperreio tremendo, o próprio Deus haverá de mostrar sua grande misericórdia e compaixão abreviando os tempos das dores (leia Mc 13:20).

Todos os acontecimentos, contudo, nada são que sinais do evento principal que marcará o futuro.  O principal será a volta do Filho do Homem.  Os sinais apenas apontam que o tempo do grande dia do Senhor estará por acontecer. 

Isso sim, foi o principal anúncio de Jesus aos seus discípulos naquela última semana.

Ora, quando os sinais nos céus e na terra anunciarem que todo este sistema atual de coisas está chegando ao fim, então será o tempo de o próprio Filho do Homem chegar das nuvens para estabelecer o novo tempo.

Neste novo tempo da chegada do Filho do Homem, os reinos e os poderes deste mundo serão abalados e rendidos.  Mas também os eleitos conhecerão o final de suas dores e aflições.

Tudo isso porque chegará o momento do Filho do Homem vir nas nuvens com grande poder e glória (leia Mc 13:26), quando ele reunirá para si os seus escolhidos (leia também Mc 13:27).

Aquilo que Jesus vinha anunciando desde o início do seu ministério – a chegada do Reino de Deus – era a preparação para este dia quando Deus haverá de se manifestar com todo o seu poder e glória:  o Reino estará estabelecido por completo e ele reinará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário