sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

GENTE COMO A GENTE

 



A Epístola de Tiago é um texto bem singular no Cânon do NT, diferente de outros escritos que apresentam longos e bons arrazoados doutrinários e teológicos, essa carta se ocupa apenas em apresentar posições cristãs para situações bem concretas.

É verdade também que alguns renomados líderes cristãos torceram os narizes diante desse texto ao longo da nossa história.  Mas isso só confirma a certeza: Deus fala a igreja nas suas próprias palavras, no seu cotidiano.  Apresenta soluções diretas e vai em busca de gente imperfeita, incapaz, incompleta e às vezes bem incoerente.

 

Certamente as reflexões teológicas tem seu lugar de destaque nas nossas fileiras cristãs.  Eu mesmo lido com esse labor como parte de vivência cristã.

 

Mas, voltando ao texto de Tiago, ele começa já afirmando que sabedoria e conhecimento cristãos não são exclusividade de alguns poucos privilegiados eruditos ou doutos, mas está disponível a todos – a gente como a gente.  Basta pedir que Deus dá (leia em Tg 1:5).

Depois segue pisando nos calos daqueles que mantêm uma atitude de preconceito social, pois para o Senhor todos são igualmente gente como a gente (veja a situação citada em Tg 2:1-9).

Fala ainda da relação entre uma fé de discurso e um cristianismo de atitude (a partir de Tg 2:14).  E faz uma advertência seríssima sobre os perigos da língua (seguindo a partir de Tg 3:1).

E na vida diária de gente como a gente, fica o alerta de se estabelecer os limites da obediência, teimosia, submissão e resistência (atente Tg 4:7).

No último capítulo da Carta ainda restam dois temas.  Um.  Aos ricos e poderosos em nossas comunidades que não se entendem que são gente como a gente, é dito que fiquem atentos por que desgraças podem chegar – e não seriam seus próprios recursos que iram lhes valer (observe Tg 5:1-6).

Outro.  Enfrentando os sofrimentos que insistem em assustar gente como a gente, fica o conselho a manter a paciência (em Tg 5:7-11).

Assim, concluímos essa leitura rápida da Carta de Tiago, destinada a igreja de Cristo – como tribos dispersas – lembrando em nosso cotidiano, diante das incertezas da vida, o exemplo de Elias, que sendo gente como a gente, com a sua oração, ainda assim teve acesso à torneira das chuvas em Israel (confira em Tg 5:17-18).

E que fique o resumo para gente como a gente:

 

Está aperreado? Ore
Está contente? Louve
(Tg 5:13)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário