sexta-feira, 24 de novembro de 2017

NINGUÉM EXPLICA DEUS

Confesso que não é comum uma música me chamar a atenção assim de cara – principalmente quando se trata da mais recente hit parade.  Talvez com isso eu também esteja confessando um resquício de preconceito, se for, por favor me perdoem!  Mas reconheço que a chancela da história me traz sempre um conforto intelectual e espiritual.  Ainda mais em se tratando de música para a alma.
Então deva ser por isso que as primeiras vezes que ouvi os acordes da canção: Ninguém Explica Deus, da banda mineira Preto no Branco, ainda nos meados do ano passado, não me atiçaram as idéias, nem acalentaram o espírito.
Mas o tempo passou...  Não muito...
Então, eis que mais uma vez a canção volta aos meus fones de ouvido.  Agora parei e dei a atenção devida.  Sim!  Chamou minha atenção.
É verdade: Ninguém explica Deus!
Longe de mim querer analisar aqui o projeto da banda; a escolha das palavras que compõem a música; ou as tendências e critérios do mercado fonográfico.  Não tenho um 'para quê' fazer isso aqui.
O certo é que a melodia calma e a letra da canção me convidaram para passear com as idéias sobre fé, certezas dogmáticas e Revelação.  Penso que essa deve ser a tarefa de todo bom trabalho teológico.
E talvez eu esteja indo longe demais...  mas vou insistir ainda um pouco por aqui antes de voltar à canção.
Agostinho no século IV já dizia: "Fizeste-nos, Senhor, para ti e o nosso coração está inquieto até descansar em ti".  E entendo que ele se referiu bem àquilo que instiga a alma humana: o universal desejo inato de dar sentido a nossa existência passageira nesta terra.
Por isso foram feitas as poesias.  Por isso se contaram as mitologias.  Por isso se descreveram as ciências.  E humilde ou ousadamente: a Teologia.
Isso mesmo.  Tenho trilhado já há algum tempo pelas sendas teológicas (reconheço que ainda em sua periferia!).  Mas tenho experimentado o labor teológico bem mais que um acadêmico "tratado sobre Deus".  Para mim Teologia é uma conversa de fé sobre Deus.  Porque aqui o logos não é ciência – não deve ser – é discurso, diálogo.
E o prefácio do Evangelho de João fica mais nutritivo.  E eu sei que aqui teríamos muito pano pra manga...
Mais do que explicações que casem o Big Bang – ou a última novidade dos achados científicos que comprovem qualquer coisa – pois isso no máximo alimenta minha curiosidade, mas jamais vai tirar minha sede (e como não lembrar da conversa de Jesus com a mulher samaritana em Jo 4!?)
Mais que o Deus que se explica; a minha alma tem sede de Deus; do Deus vivo (Sl 42).  Um Deus que tudo sabe, tudo pode, mas se compraz em seu povo (Sl 149).
Mais que um Deus que elabora tratados: um Deus que me sussurra no silêncio e dá sentido à minha caminhada.
E assim eu vou continuar teologando: não em busca de explicações, mas desfrutando do aconchego de um relacionamento sem igual.
Então vou voltar à canção, ao preto no branco, para poder falar do inexplicável Deus:

Nada é igual ao seu redor.
Tudo se faz no seu olhar.
O universo se formou no seu falar.
Teologia pra explicar,
Ou Big Bang pra disfarçar.
Pode alguém até duvidar.
Sei que há um Deus a me guardar.

Dono de toda ciência, sabedoria e poder.
Oh, dá-me de beber da água da fonte da vida.
Antes que o haja houvesse,
Ele já era Deus.
Se revelou ao seus,
Do gentio ao Judeu.
Ninguém explica Deus.


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado querida.
      A glória seja a este Deus que, sem explicação, se revela a nós.
      Abr.

      Excluir
  2. Pr Jabes boa noite boa obs sua por parte sua nessa letra dessa musica aonde muitos só esculta não medita na letra isso vc colocou no papel contribuindo para as outras pessoas fazerem o mesmo isso fortalece aonde mais a fé.
    Tive a mesma experiencia quando na madrugada ouve a musica Deus e Eu
    de Leandro Borges

    ResponderExcluir
  3. Pr Jabes boa noite boa obs sua por parte sua nessa letra dessa musica aonde muitos só esculta não medita na letra isso vc colocou no papel contribuindo para as outras pessoas fazerem o mesmo isso fortalece aonde mais a fé.
    Tive a mesma experiencia quando na madrugada ouve a musica Deus e Eu
    de Leandro Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo querido. Algumas vezes perdemos a oportunidade de enriquecer nossa fé e nossa vivência com Deus por que não damos a devida atenção às manifestações da graça que nos cercam - e elas muitas vezes nos chegam em forma de música.
      Oro para que esse Deus inexplicável continue nos falando.
      Abr

      Excluir