sexta-feira, 1 de julho de 2016

O CULTO COMO DEDICAÇÃO

Eis-me aqui. Envia-me.
(Is 6:8)
Deus tem nos dado a oportunidade de conhecer a celebração do culto por diversos ângulos e em suas várias facetas.  Hoje cumpre-nos observar o culto como dedicação.  Em diversos lugares na Bíblia o culto está associado à oferta e à dedicação ao Senhor.  Cultuar a Deus significa também uma entrega e dedicação ao Senhor que tudo nos dá.
O Salmista se questiona sobre o que fazer diante dos benefícios que Deus tem dado.  A resposta é dada em três verbos: tomarei ... invocarei ... pagarei. (Sl 116:13-14).  A percepção do culto como dedicação ao Senhor leva-nos claramente a estes três verbos – como fez o salmista.  Cultuar a Deus é receber o cálice da Salvação – obra exclusiva de Deus que pela sua graça a oferece a todos os que se quedam diante da manifestação gloriosa do seu poder.
Este culto que é resultado de se ter recebido a salvação de Deus deve, então, se manifestar como uma invocação do nome do Senhor; o que implica em reconhecimento do seu poder manifesto e inteira dependência de sua vontade.  E tudo isto desemboca então no pagamento de votos.  O culto ao Senhor é o momento sublime quando o salvo que invocou o nome do Senhor deve cumprir os seus votos, reafirmando-os e dedicando-se inteiramente.  Culto é renovação de compromissos para com Deus e entrega total de bens e vidas ao Criador e Sustentador de nossa existência.  Culto são votos reafirmados e vidas dedicadas no altar do Deus.
Que possamos fazer de nossos cultos dominicais momentos de dedicação e renovação de nossos votos ao Senhor.

(do livro "No Baú da Adoração" publicado em 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário