sexta-feira, 8 de março de 2013

Salmo 90 – CONTANDO OS DIAS


Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Sl 90:12).
Ainda lendo o Salmo Noventa, devo me deter um pouco no verso 12: Ensina-nos a contar os nossos dias...  Tradicionalmente este texto é usado em festividades de aniversário – e não está errado – mas aqui quero me dá a liberdade de trabalhar com o significado do termo usado na nossa tradução, atribuindo-lhe significados:
CONTAR pode significa numerar.  O salmo instrui a numerar os meus dias, saber quantos são para que tenhamos consciência de minha finitude e fragilidade.  Numerar os dias também me aponta para a urgência de nossa vida, o tempo está passando e com ele a minha existência aqui.  Por isso, contando o passar do tempo vou tomando também consciência de que me resta pouco tempo e por isso devo aproveitá-lo da melhor maneira possível – creio que este é o sentido mais preciso do que o salmista tinha em mente.
Considere ainda que esta numeração dos dias deve me fazer comparar a finitude humana com a eternidade divina.  Veja que enquanto um dia para o Senhor é como mil anos a minha vida passa depressa e nós voamos (no mesmo Salmo 90, nos versos quatro e dez respectivamente).
Mas CONTAR também, em língua portuguesa, pode me induzir a pensar em narrar.  Assim o conselho do salmista seria no sentido de que devo aprender a narrar a minha vida e todas as experiências que tenho na vivência com Deus.  Este é o único meio de conhecê-lo!  Por isso preciso desta vivência para que minha vida em Cristo faça sentido.  Narrando minha vida com Deus reafirmo minha fé e certeza da companhia e do cumprimento das promessas feitas em Cristo Jesus.
Concluindo ainda é preciso observar que para contar os dias se faz necessário aprender a fazê-lo; por isso a súplica do salmista: Ensina-nos Senhor...
Que faça eu tal súplica e que aprenda a contar os meus dias para que esta vida faça sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário