segunda-feira, 10 de abril de 2023

JESUS RESSUSCITOU

 


A encarnação, a morte e a ressurreição do Filho Unigênito de Deus são marcas característica de toda a fé cristã.  Nenhuma outra manifestação religiosa da humanidade tem em seus postulados a crença que a divindade em pessoa veio habitar entre os seres humanos, passou pela paixão, esvaziando-se até a morte para só depois retornar ao seu estado de glória eterna e devida (Paulo canta isso em Fl 2:6-11).

Na encarnação e morte Jesus se assemelhou a cada um de nós; mas será na sua ressurreição que fará toda a diferença: Ele demonstra e atesta o seu senhorio (atente para o texto de Rm 1:4).  Mas o que podemos dizer hoje sobre a ressurreição de Jesus?

Em primeiro lugar que a ressurreição é desde o princípio o tema central da mensagem cristã.  Vejamos que Paulo aos coríntios relata que o importante para os judeus era perceber sinais miraculosos, enquanto que para os gregos se fazia necessário apontar conhecimento.  Mas em nada disso está a centralidade da mensagem cristã.  O aspecto mais importante do cristianismo não está nos milagres que decorrem da fé, nem no tesouro de conhecimento social e humano que guardamos.  O principal distintivo de nossa doutrina é a afirmação e convicção de que Cristo ressuscitou (o texto aos coríntios é 1Co 1:22-23).

Observe ainda que no cristianismo primitivo, embora o fenômeno de pentecoste tenha gerado um impulso evangelístico ímpar na comunidade, o centro da pregação sempre esteve no anúncio da ressurreição.  Confira uma amostra no livro de Atos: Pedro em Pentecoste (At 2:24), Pedro do templo (At 3:15), Pedro e João diante do Sinédrio (At 4:10), Paulo em Atenas (At 17:31).

Tendo estabelecido esta constatação histórica, podemos afirmar que a certeza da ressurreição de Cristo configura-se para o crente a razão central de esperança.  E esta perspectiva é embasada no seguinte:

 

a)    A ressurreição de Cristo nos traz perdão e nos aproxima de Deus (leia 1Co 15:17).  O pecado, que nos afasta de Deus e de sua vontade e traz como consequência a morte, só é extirpado de nossa existência pelo poder da ressurreição.  Porque Cristo ressuscitou nossos pecados estão perdoados e a nossa fé e pregação é relevante.

b)    Nossa esperança também está garantida na ressurreição.  Sendo Cristo o primeiro, podemos confiar que o acompanharemos na ressurreição (continue lendo 1Co 15:20).  A morte, nosso maior e principal adversário, foi vencida por Cristo e com isso ele conquistou para nós a mesma vitória.

c)    É na ressurreição que temos enfim a razão e justificativa de nossa caminhada cristã (ainda 1Co 15:57-58).  Por que cremos na ressurreição de Cristo, podemos continuar vivendo e trabalhando como cristão em meio a este mundo porque sabemos que no fim os frutos serão colhidos para a eternidade.

 

Com esta convicção devemos então trazer sempre em nossos lábios o canto da eternidade: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!” (Ap 5:12).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário