Recebi
um e-mail com a seguinte pergunta:
(...) quanto ao texto de 1Rs 22:21. Quem fez
os profetas mentirem para Acabe? Foi "um" espírito ou foi
"o" espírito?
Eis a
resposta que lhe enviei:
Oi
querido,
Li com
cuidado o texto de 1Rs 22:21 e andei observando alguns comentários. Realmente este é daqueles textos que exigem
uma certa dose de arquitetura teológica para tratá-lo sem simplesmente
descartar.
Vejamos
algumas coisas: em hebraico a expressão está com artigo (הרוח – hrwh), o que dá a entender que o autor
do texto tinha, pelo menos, uma noção clara de que espírito estava falando.
Todo o
contexto relata a visão do profeta Micaías.
Nela (na visão) há a cena de um conselho – ou tribunal – que ocorrera
diante do trono de Deus (veja os versos 19 e 20 antes). Alguns bons comentadores então associam esta
cena à de Jó 1:6. Se for o caso, então
temos a memória textual de um relato pré-exílico quando se cria em Israel que o
acusador (em hebraico: שטן – stn) comparecia à
sala divina e ele então executaria desígnios estabelecidos. É bom lembrar que neste período existe a
crença de que tudo (bem e mal) provém de Deus indistintamente!
Deixe-me
fazer duas citações do "Comentário Bíblico Africano" – no geral, um
bom comentário: "É provável, contudo, que o profeta tenha falado com um
tom de sarcasmo, pois Acabe percebeu que esta não era a mensagem
verdadeira". Por outro lado,
concordando com a visão do tribunal pré-exílico: "Ao que parece, devemos
ver todos os elementos da criação como instrumentos de Deus, usados para fazer
o que é necessário".
Outro
detalhe que não pode ser esquecido, é que mesmo no judaísmo tardio, quando o
texto de Reis foi compilado, a ideia de "o" Espírito como Pessoa
Trinitária ainda é inexistente. Seus
primeiros traços só aparecerão com a interpretação cristológica de João já no
NT.
Seja
qual for o caso, como disse, requer alguma dose de arquitetura teológica! Esta interpretação condiz com a compreensão
da Revelação progressiva (e sua consequente Teologia) e livra os profetas
modernos do "mico" de ter de mentir (não tenho também como
desconsiderar 2Pe 1:20-21!).
Um
abraço.
Muito bem pastor, mesmo sabendo da sua corrente teológica, a hermenêutica e exegese do texto ficou excelente.
ResponderExcluirObrigado querido. Eu assumo minha corrente teológica e hermenêutica e procuro ser fiel a ela. Sempre baseio todo meu trabalho de exegese naquilo que creio ser a Palavra de Deus - a Revelação. Assim alimento a minha fé e daqueles a quem o Pastor supremo me confiou.
ExcluirAbs.