terça-feira, 23 de julho de 2024

DOMÍNIO E AUTORIDADE

 


Pelo que entendi de sua colocação, você está caminhando pelo que está sendo conhecido ultimamente como Teologia do Domínio

Mas, vamos às questões bíblicas – que é o que realmente importa – lendo os textos um a um:

 

Em Gn 1:26 o texto sagrado diz que Deus decidiu criar o ser humano – macho e fêmea – e dar a ele domínio (creio que a palavra-chave aqui é essa) sobre a criação.  E assim o fez.

A palavra em questão no hebraico é רדה  (pronuncia-se radah) e traz como significado tanto dominar e governar (estar no comando – como no Sl 72:6) como supervisionar ou guiar (dar um direcionamento – como em 1Rs 5:16).

 

Obs. 1.  Não devemos confundir com outro verbo hebraico נחת (pronuncia-se nacheth) que implica em impor, dominar, subjugar (que aparece por exemplo no Sl 38:10 – “ ... e sobre mim a tua mão pesou).

Obs. 2.  Uma sugestão: a partir do texto de Gênesis eu propus uma tradução poética da passagem bíblica que pode ser lida no Escrevinhando – no link.

 

Voltando a exegese do texto de Gênesis.  Entendo que a melhor forma de compreender o mandato da criação está em correlacionar os versos 1:26-28 com 2:15 quando o Senhor Deus atribui ao ser humano a tarefa ecológica de cultivar e tomar conta do jardim.  Ou seja, nossa responsabilidade de domínio sobre a criação é administração (mordomia) da obra criada e não de governo cultural ou político e nem social.

 

Vamos ao segundo texto – Lc 4:6.  Esse texto relata Jesus no deserto e como o diabo o tentou.  Na conversa, o diabo afirma que tem autoridade sobre os reinos do mundo e que a daria a Jesus se ele o adorasse.

Aqui a compreensão bíblico-teológica é de que a frase diabólica é em si uma mentira – ele age assim desde o início, como Jesus afirmou em Jo 8:44.  E mais: mesmo ele sendo tido como o governante desse mundo, a verdade bíblica é que ele não tem agora poder algum e já foi condenado (confira Jo 14:30 e 16:11).

 

Quanto a troca de autoridade?

Vamos considerar:

 

#1. No texto do Gênesis não há referência que, como consequência do pecado, a autoridade administrativa/ecológica dada ao ser humano tenha sido revogada.  Continuamos responsáveis pela mordomia e cuidado com o mundo que nos foi dado. 

 

#2. Quem diz que tem autoridade é o diabo, e ele é mentiroso e usurpador.  Não faz sentido ter como base de minha teologia uma afirmação diabólica.

 

#3. Jesus afirmou que todo o poder (autoridade e domínio) está com ele – Mt 28:18.  E que parte dessa autoridade foi repassada à igreja com o poder do Espírito para serem testemunhas do próprio Cristo – At 1:8.  O poder espiritual da igreja é para cumprir sua missão espiritual de pregar e viver o evangelho.

 

#4. Também Jesus, respondendo a Pilatos, afirmou categoricamente que seu Reino não é deste mundo (leia em Jo 18:36).  E de tal Reino somos súditos.

 

Obs. 3.   Ainda como sugestão: sobre a relação entre o Cristão e o meio ambiente, aqui no Escrevinhando:  A Ordem da Criação – no link0 Pecado e o Meio Ambiente – no linkUm Assunto Profético – no link.

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário