Vamos a uma segunda sequência de perguntas sobre Apocalipse e o tema da Escatologia – o estudo das últimas coisas.
(leia aqui a primeira lista
de questões – link)
§. Sobre
os mil anos?
Aqui eu sei que as teorias se multiplicam. Mas o que eu tenho por certo é que nenhuma
delas tem a resposta final. Não tem como
saber. Além de que a questão do milênio
(os mil anos) só é tratada diretamente aqui em toda a Bíblia (Ap 20) e as
indicações do texto são realmente muito poucas para se chegar a uma conclusão
que evite dúvidas. Então acredito que o
melhor é crer que Deus vai reinar através do seu Cristo em todas as eras – e isso
é a continuação do seu domínio que é eterno.
§. Quais
as linhas sobre o milênio que os estudiosos do Apocalipse explanam? Quais as
mais indicadas?
As hipóteses são pré- pós- e a-. Nenhuma tem a palavra final.
§. Sobre
o Armagedom e sobre Gogue e Magogue?
Duas informações pontuais: Armagedom deve
ser uma referência simbólica à batalha escatológica (não a um ponto na história
ou geografia) mas que nela já nos envolvemos todos os dias quando enfrentamos
nossas próprias batalhas espirituais. O
certo que é que dela sairemos vitoriosos pela força do Cavaleiro que se chama
Fiel e Verdadeiro (Ap 19:11).
Quanto a Gogue e Magogue, elas também são
figuras escatológicas citadas no texto como emissários diabólicos que tentarão
se vingar da derrota sofrida. Quem são
exatamente o texto não diz. Mas o
destino deles já está selado: vão ser pisados e esmagados pelo próprio Deus
(leia em Rm 16:20).
§. Há
vários céus?
Sobre a arquitetura dos céus realmente não
tem como saber. Paulo diz sobre verdades
que não são possíveis descrever (dito em 2Co 12:2). São verdades espirituais e que só podem ser
entendidas assim (considere também 1Co 2:14).
Ou seja, como vai ser no céu só quando a gente chegar lá. Há um céu para onde eu vou quando eu ouvir o
chamado do Pai. Essa certeza ninguém me
tira. E ela me é suficiente.
§. Quem
são as duas testemunhas? São Elias e Enoque?
O texto de Ap 11 cita que entre o toque da
sexta e da sétima trombeta aparecem duas testemunhas que inicialmente sofrem
por seu testemunho, mas depois são resgatadas – sobem – para o céu. João as apresenta, mas não dá detalhes – como
é comum em Apocalipse. Eu prefiro
acreditar que elas representam a caminhada cristã na história que está sofrendo
com seu testemunho e que certamente por fim vão ser levadas para a glória
eterna nos céus.
Quanto a Elias e Enoque, eles não são
citados em nenhum verso do Livro de Apocalipse, então qualquer referência a
eles aqui – ou qualquer outro lugar – é pura especulação sem base.
Faça a sua
pergunta sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA e me envie diretamente aqui nos
comentários ou pelo e-mail: jnescrevinhando@gmail.com
Questões
sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA –
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