Justino
Mártir
(100-165) –
No
capítulo I de sua Apologia
(c.
150) Justino apresenta a visão que tinha do culto cristão. Em
especial no verso LXVII está descrito o que seria a ordem ou
estrutura de uma celebração litúrgica na igreja daquele período:
Aliás,
no transcorrer dos dias, nunca deixamos de renovar entre nós estas
lembranças. (...) Em nossas oblações, invariavelmente, louvamos o
Criador de todas as coisas em nome de Jesus Cristo seu Filho e do
Espírito Santo. No dia denominado de dia do sol há uma reunião de
todos aqueles que vivem tanto na cidade como no campo. Ali se dá a
leitura das Memórias dos apóstolos ou das Escrituras dos profetas
até onde o tempo permite. Terminada a leitura o presidente faz uso
da palavra para nos admoestar e nos exortar à imitação e prática
dessas coisas admiráveis. Logo nos levantamos e oramos juntos.
Terminada a oração, do modo como já foi dito, traz-se pão e vinho
com água. O presidente dirige a Deus orações e ações de graças,
o povo aquiesce com a aclamação: Amém.
Reunimo-nos
no dia do sol por ser o primeiro dia da semana, dia em que Deus,
afugentando as trevas do caos [matéria], criou o mundo, neste dia
também nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos, pois
crucificaram-no na véspera do dia de Saturno, e no dia posterior ao
dia de Saturno, ou seja, no dia do sol, Cristo apareceu aos apóstolos
e discípulos, ensinando-lhes estas coisas que, para vossa
consideração, vos temos transmitido.
Hipólito
de Roma
(170-235) –
Citação
extraída da Tradição
Apostólica (c.
225) de Hipólito que ficou conhecida como a “Liturgia da Igreja
Egípcia”:
Por
esta razão, nós, em memória da sua morte e da sua ressurreição,
oferecemos-te este pão e este cálice, dando graças a ti porque nos
fizeste digno de apresentar-nos a ti e de servir como teu sacerdote.
E te imploramos te dignes enviar teu Santo Espírito sobre a oblação
de tua santa Igreja, concedendo que todos os teus santos que dela
participem sejam feitos um para a plenitude do Espírito Santo e a
confirmação de sua fé na verdade. Assim possamos louvar-te e
glorificar-te por Jesus Cristo teu Filho [servo] através de quem
seja glória e honra a ti, ao Pai e ao Filho com o Espírito Santo em
tua santa Igreja, hoje e eternamente. Amém.
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