Na visão final do Apocalipse (capítulos 21 e 22), entre as descrições gloriosas do céu, há uma lista que dos que estão destinados ao lago de fogo e enxofre.
Vamos analisar
essa lista (Ap 21:8) –
Δειλός (adj.)
–
Strong's Concordance: covarde, tímido, medroso.
O termo também aparece em Mt 8:26 quando Jesus critica seus discípulos por
estarem com medo da tempestade.
Ἄπιστος (adj.)
– α + πιστός = não + fé.
Strong's Concordance: incrédulo, não crente, não cristão.
Lucas usa esse termo para citar a repreensão de Jesus aos discípulos que não
conseguiram exorcizar o espírito de um garoto (em Lc 9:41).
Βδελύσσομαι
(verbo) – aqui na forma do particípio perfeito: ἐβδελυγμένοις
Strong's Concordance: Eu abomino, detesto, detesto.
Esse termo só aparece aqui em Apocalipse e na Carta aos Romanos, quando Paulo o
usa se referindo a alguém que abomina os ídolos.
Φονεύς
(subst.) –
Strong's Concordance: assassino (intencional e injustificado).
No discurso de Estêvão, ele acusa o povo judeu de ser assassino de profetas (em
At 7:52).
Πόρνος
(subst.) –
Strong's Concordance: fornicador, quem se prostitui, sexualmente imoral.
Aos Efésios, o apóstolo afirma que nenhum promíscuo herdará o Reino de Cristo
(Ef 5:5).
Φάρμακος
(subst.) –
Strong's Concordance: envenenador, feiticeiro, mágico.
Apenas Apocalipse usa esse termo no Novo Testamento grego. Logo após o toque da sexta trombeta, alguns
ainda resistiram com suas feitiçarias (Ap 9:21).
Εἰδωλολάτρης
(subst.) – εἴδωλον + λατρεία = ídolo + rito.
Strong's Concordance: servidor (adorador) de uma imagem (um ídolo).
Aos Coríntios, Paulo exorta a não se associar a pessoas que são adoradores de
ídolos (1Co 5:10-11).
Ψευδής (adj.)
– no fraseado: πᾶσιν τοῖς ψευδέσιν.
Strong's Concordance: falso, enganoso, mentiroso, não verdadeiro.
Ainda em Apocalipse – na Carta à Igreja em Éfeso – a igreja é elogiada por
detectar e não tolerar os apóstolos falsos / mentirosos (Ap 2:2).
No texto da
Revelação, a parte destes é no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte
(τὸ μέρος αὐτῶν ἐν τῇ λίμνῃ τῇ καιομένῃ πυρὶ καὶ θείῳ, ὅ ἐστιν ὁ θάνατος ὁ
δεύτερος).
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