quinta-feira, 26 de outubro de 2023

O CULTO NA PÓS-MODERNIDADE (1) – o místico e o misterioso

 


Para um tempo de espiritualidade exacerbada, porém difusa, o culto cristão apresenta-se como místico e misterioso.

 

Num artigo publicado em O Jornal Batista no ano de 1996 eu já afirmava que "a despeito das previsões do Positivismo, o século XX tem visto ressurgir o espírito religioso.  Curandeiros, místicos e profetas povoam o nosso mundo secularizado".  Esta afirmação constatava que, embora a modernidade tenha primado pelo conhecimento do rigor metodológico científico, "o Sagrado tem feito com que os filhos da tecnologia de ponta se ajoelhem diante de sua irresistível sedução", nas palavras de Tarsis Lemos. 

Neste aspecto, como disse Atilano Muradas, "a pós-modernidade não é moderna quando valoriza o sagrado".  Porém, ao contrário da experiência mística da antiguidade, a espiritualidade pós-moderna já não está ligada a "parâmetros ou referências institucionais", segundo observação de Leonardo Boff, nem se apresenta de modo unívoco, mas como um "caleidoscópio de misticismos e mistificações" – a expressão é de Tarsis Lemos.  A pós-modernidade é um período por excelência onde toda e qualquer manifestação mística e religiosa deva ser considerada válida e mereça ser buscada.  E exatamente por ser algo difuso e sem referenciais objetivos é que este espiritualismo contemporâneo se torna insuficiente para atender aos anseios humanos.  Sendo sem profundidade, o misticismo pós-moderno não consegue superar a aridez da alma carente.  Esta alma, desraigada do mundo em que vive e sem perceber perspectivas seguras, e até por isso mesmo, se agarra cada vez mais ao espiritual, mágico e esotérico, continuando ainda vazia em si.  Com o que Asaph Borba concorda: "A pós-modernidade é regada pelo humanismo que acaba produzindo um vazio profundo".

Para responder a este misticismo vazio, Paul Tillich em sua Teologia Sistemática reconhece que o culto cristão vem a ser a "elevação responsiva da Igreja até o fundamento último do ser" o que deve incluir "adoração, oração e contemplação" – com o que Muradas concorda: "todo culto é de louvor, de adoração, de contemplação".  Enquanto que o misticismo e a espiritualidade pós-moderna buscam elevar – ou conduzir – o ser humano ao distanciamento e ao vazio; o culto é a resposta cristã a este vazio distante, não por que em si seja a solução, mas por ser ele o momento de "entrar em aliança com o Senhor" (Dt 29:12).  O culto cristão não é uma busca pela espiritualidade oca.  No culto, o cristão sabe a quem dirige a sua adoração: "nós adoramos o que conhecemos" (Jo 4:22).  O culto cristão não é – não deve ser – simplesmente uma sucessão de atos rituais, embora contendo conotações litúrgicas e espiritualizantes, mas uma reunião onde o conteúdo do encontro se sobressai.  Nunca é o rito religioso por si mesmo.  Questionado sobre se um culto essencialmente cristão é caracterizado mais pelas ações rituais ou pelas experiências existenciais, Rubem Amorese assim se expressou:

Não é possível conceber conteúdo sem forma, mas o contrário sim.  Portanto, a liturgia sempre estará presente, como forma do culto.  No entanto, o conteúdo, ou sejam, as experiências emocionais são mais importantes para Deus.  Essas experiências podem ser divididas, teoricamente em três: expressão, oferta e transformação.

Devo aqui ressaltar o que já observei tratando dos elementos do culto: o culto cristão traz na sua essência o caráter místico, porém este vem necessariamente acompanhado do elemento eucarístico.  Como disse ali, o culto cristão está envolvido em mistério e beleza, porém só se realiza na certeza de um encontro que, além de ser o momento especifico onde a terra e o céu podem se tocar (Gn 28:17), ele acontece na celebração eucarística da memória da intervenção divina na história em Cristo Jesus e na expectativa na irrupção do Reino (1Co 11:24-26).  Assim como resposta à postura mística vazia pós-moderna, o culto cristão apresenta um contato e um diálogo que completa o ser humano na certeza presente e necessária ao culto, a qual faz do seu momento não eventos autocentrados, mas encontros existencialmente significantes.

Comparando a espiritualidade pós-moderna bem marcada na proposta nos gurus orientais em oposição ao culto cristão que junto com a prática da disciplina cristã da meditação preenchem o cultuante, Rubem Amorese no seu livro Louvor, Adoração e Liturgia afirma:

Qualquer que seja a imagem, é importante ressaltar que, diferentemente da experiência do esvaziamento da mente, para falar com Deus é preciso interagir com ele, por meio de contemplação e audição.  Na correria da vida, vamos pegando uma lição aqui, outra ali, fazendo orações etc., mas raramente "meditamos na sua lei", raramente nos quedamos a conversar diretamente com ele.

O salmista demonstrou esta relação de intimidade ausente na mística pós-moderna, mas bem presente no mistério do culto cristão quando afirmou: "Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.  Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar!" (Sl 84:3-4).

 


§. Esse é um extrato retirado do meu livro:
DE ADÃO ATÉ HOJE – um estudo do Culto Cristão

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Clube de autores
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Conheça mais outros livros meus:

TU ÉS DIGNO – Uma leitura de Apocalipse
PARÁBOLA DAS COISAS
ENSAIOS TEOLÓGICOS



segunda-feira, 23 de outubro de 2023

terça-feira, 17 de outubro de 2023

PATERNIDADE BÍBLICA

 

Reflexão bíblica sobre a Paternidade partindo do texto de Gênesis 5:1-3

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

O QUE É RELIGIÃO?

 

O ser humano foi criado para se relacionar com Deus e, por isso mesmo, sempre vai desejar o encontro.  Nas palavras de Agostinho de Hipona: “porque nos fizeste para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em ti descanso”.  Ou seja, homens e mulheres sempre buscarão o místico, o sagrado e o transcendente – este é o impulso natural de sua alma e coração.  Compreendendo assim, em certo sentido, religião é o que poderíamos chamar de manifestação essencialmente humana. 

De acordo com o dicionário, a religião pode ser entendida em dois conceitos: (1) crença de que existe uma força sobrenatural criadora do Universo, de todas as coisas e pessoas, sendo essa força Deus; e (2) reunião dos princípios, crenças e ou rituais particulares concebidos a partir do pensamento de uma divindade.

Por esse conceito: todo ser humano, em qualquer época ou lugar, atribui respostas sobrenaturais ao mundo que o cerca e por isso crê que há forças místicas superiores (pessoais ou não) que estabeleçam valores e normas.  E mesmo aqueles que se dizem ateus, de certa maneira atribuem valor sagrado a algo – conceito, pessoa ou coisa.

Também, a vivência humana em sociedade sempre passa a ser estabelecida a partir de normas religiosas reconhecidas que estabelecem valores e comportamentos.  É o reconhecimento da divindade e do sagrado que dita os critérios e a moralidade das relações sociais.  Inclusive toda a construção cultural passa ser orientada tendo essas mesmas bases.

 

(Da Revista DIDASKAIA – 1º quadrimestre / 2023 – IBODANTAS)

 

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Special prayer requests from Israel


Dear Jabes,

The situation in the southern part of Israel has been devastating; it brought us a deep feeling of sorrow, anger, confusion, and concern for the future.
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In the northern part of Israel, where our churches are primarily situated, we are all safe. The streets are nearly deserted, with the only sound being the frequent roar of military airplanes flying overhead.

During this morning's church service in Nazareth, many congregants found comfort in tearful prayers. Despite the continuous influx of bad news, the Lord encouraged us through songs and scripture.

Thank you for many friends who sent notes asking about our safety and for encouragement. The following are ten points to pray for at this point.
1) Pray and affirm that God is sovereign over the entire universe and has the power to change the situation.

2) Pray for a quick end and that it does not escalate into a larger war in the region.

3) Lift up in prayer those who are grieving the loss of their loved ones.

4) Pray for those who have been wounded during the conflict and for those providing medical assistance to them.

5) Pray for the safety and liberation of hostages, and pray for mediators to facilitate their release.

6) Pray for wisdom and discernment for the leaders, that they may make decisions that lead to lasting peace and alleviate suffering.

7) Pray that Christians from around the world to join in prayer for peace, demonstrating the love of Christ to all peoples.

8) Pray for safety of local followers of Jesus, and that they will be shielded from extremism and hatred, especially young people.

9) Pray that God to utilize our churches as effective witnesses during this challenging time, through the power of the Holy Spirit.

10) Pray for peace and security for the entire region, and that the sun of righteousness will rise with healing in its rays.

 
Thank you for your friendship and for your support for the ministry of the Association of Baptist Churches in Israel, so that we continue to Empower, Enhance and Expand churches in the land where Jesus walked.

In Him,


Bader Mansour
Development Officer
Association of Baptist Churches in Israel
PO Box 419 Nazareth 16100 - Israel
Email: info@baptist.org.il 






terça-feira, 3 de outubro de 2023

QUEM É SEU SENHOR?

 


QUEM É SEU SENHOR? Reflexão baseada em Ap 19:11-16 - "Em seu manto, na altura da coxa, estava escrito o nome: REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES".