Depois de ter analisado as circunstâncias
que o apóstolo Paulo listou daquilo que tenta nos separar do amor de Cristo
(reveja a primeira lista aqui - link). Retomo agora a relação apostólica apresentada
no capítulo oito da Carta aos Romanos.
→ Segunda lista (agora os versos 38 e 39):
# Morte (θάνατος) – os gregos usavam este termo para se
referir ao fim ou destino tanto da vida físico-biológica como
espiritual-moral. Mas sempre haverá a
certa esperança de que a morte já foi tragada pela vitória da Cruz (o mesmo
Paulo em 1Co 15:54).
# Vida (ζωή)
– no dicionário da língua grega a definição deste termo é o tempo de vida de
um organismo e, em particular, um ser humano (do nascimento até a morte ou
outro ponto do tempo). – Que é a
vossa vida? É a pergunta retórica
que Tiago faz para nos alertar sobre a necessidade de dependência de Deus em
todo e cada plano de nossa existência (atente para Tg 4:14).
# Anjo (ἄγγελος) – Strong define esta palavra como um termo
técnico significando, nas páginas da Bíblia, um
mensageiro, geralmente um mensageiro (sobrenatural) de Deus, um anjo,
transmitindo notícias ou ordens de Deus para os homens. Nossa fé deve se basear na certeza de que
Cristo está sentado no trono e que ele – somente ele – haverá de pisar em seus
inimigos como estrado dos seus pés e que os anjos nada são que espíritos
ministradores (conforme Hb 1:5-14).
# Principado (ἀρχή) – literalmente, de acordo com o
dicionário: o princípio, o começo, o inicio, daí: aquele que é – ou se pretende
– antes dos demais, acima de tudo, acima de tudo. Também é na Cruz que temos a garantia de que
todo principado já foi subjugado (confira em Cl 2:15).
# Coisas do presente (ἐνίστημι – aqui, particípio perfeito) –
na raiz da palavra: colocar em. Assim:
aquilo que está aí, diante de. Mais uma
vez a Cruz. Nossa garantia está em que
Cristo se entregou a si mesmo para que não mais estivéssemos sob o poder deste
tempo presente (declarado em Gl 1:4).
# Porvir (μέλλω) – o dicionário diz: o que está por vir: o
que vai acontecer. Ao ordenar que o
vidente João escrevesse o Apocalipse, Aquele que vive pelos séculos dos
séculos assumiu que as coisas que ainda hão acontecer, o porvir, estão sob
seu controle absoluto (leia Ap 1:18-19).
# Poder (δύναμις) – esta palavra tanto pode implicar poder e
força como habilidade e capacidade. Os
poderes deste mundo até simulam ser divinos e grandiosos, mas na verdade não
passam de ilusão (como foi o caso de Simão em At 8:10-11).
# Altura (ὕψωμα) – o grego moderno usa esta palavra para
indicar uma colina ou área de maior elevação.
Paulo escrevendo aos coríntios usa em sentido figurado apontando que
nossas armas espirituais combatem toda altivez contra o conhecimento de Deus
(em 2Co 10:4-5).
# Profundidade (βάθος) – propriamente, profundeza, ou mais: o
que vai além da superfície. Mesmo a mais
profunda pobreza não é capaz de nos impedir de vivenciar o amor de Deus e
compartilhar a sua misericórdia (veja o caso dos irmãos da Macedônia que mostraram
generosidade – citado em 2Co 8:2).
# Qualquer outra criatura (τις κτίσις ἑτέρα) – o fraseado
expressa a ideia do conjunto da criação, ou seja, qualquer outra coisa criada, mesmo
alguma que não tenha sido citada. Paulo
resume assim, não dando margem para que nada fique fora de sua lista.
Então, voltando um
pouco a leitura no capítulo oito, eu posso ter por certo que nada pode me
separar do amor Cristo porque, embora toda a criação esteja sujeita à vaidade
ainda hoje, mas na revelação dos filhos de Deus, no grande dia, todas estas
forças e circunstancias estarão redimidas do cativeiro da corrupção e em nós se
revelará a glória dos filhos de Deus (leia Rm 8:18-25)
Sim. Nada vai nos separar do amor de Deus, que
está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Aleluia!!!
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