Depois de ter
analisado uma primeira relação de destinados ao lago de fogo (reveja no link), retomo aqui a leitura de Apocalipse com
mais uma relação: os que ficarão de fora da cidade eterna.
Vamos agora analisar
essa nova lista, e veja que alguns termos se repetem (Ap 22:15) –
Κύων (adj.)
–
Strong's Concordance: um cachorro (universalmente desprezado no
Oriente).
O texto de Paulo aos Filipenses ajuda a entender essa referência. O apóstolo adverte a tomar cuidado com os
cães – os defensores da circuncisão (em Fl 3:2).
Φάρμακος
(subst.) –
Strong's Concordance: envenenador, feiticeiro, mágico.
Apenas Apocalipse usa esse termo no Novo Testamento grego (já citado em Ap
21:8). Antes, logo após o toque da sexta
trombeta, alguns ainda resistiram com suas feitiçarias (Ap 9:21).
Πόρνος
(subst.) –
Strong's Concordance: fornicador, quem se prostitui, sexualmente imoral.
Também repetido de Ap 21:8. O autor aos
Hebreus contrasta a honra do casamento com as práticas adúlteras e imorais (Hb
13:4).
Φονεύς
(subst.) –
Strong's Concordance: assassino (intencional e injustificado).
Outro termo repetido. Na Carta de Pedro,
a advertência apostólica foi que nenhum cristão sofra (seja retaliado) por ser matador
(1Pe 4:15).
Εἰδωλολάτρης
(subst.) – εἴδωλον + λατρεία = ídolo + rito.
Strong's Concordance: servidor (adorador) de uma imagem (um ídolo).
Novamente citado. Paulo apresenta o
exemplo dos filhos de Israel que sofreram por terem adorado a ídolos (1Co 10:7).
Ψευδής (adj.)
– no fraseado: πᾶς φιλῶν καὶ ποιῶν ψεῦδος.
Strong's Concordance: falso, enganoso, mentiroso, não verdadeiro.
Nessa lista a expressão é mais forte e enfática: ficarão de fora todos os que
amam (se afeiçoam) e praticam a mentira / falsidade.
Do outro lado, há
os bem-aventurados e abençoados:
Afortunados
[são]
os que lavam as suas roupas. Eles terão
direito à árvore de vida e vão entrar na cidade pelos portais.
(Ap 22:14)
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