terça-feira, 31 de maio de 2016

OS GIGANTES NA BÍBLIA – relendo Gênesis 6:4

Uma das perguntas que vez ou outra me fazem, tanto via internet quanto pessoalmente em sala de aula ou na igreja, é sobre o que penso dos gigantes citados no livros de Gênesis.  Em atenção ao tema, reproduzo abaixo uma resposta que ofereci a um colega de ministério.  Espero que tenha ajudado a esclarecer o assunto.

O texto de Gn 6:4 é daqueles versículos da Bíblia que por vezes provoca dúvidas, teorias e interpretações esdrúxulas.  E na verdade não é tão simples.  Vamos ao que ele diz, entendendo o contexto próximo: o capítulo seis diz que no tempo em que a corrupção do gênero humano começou a tomar proporções alarmantes, homens fieis a Deus se envolveram em casamentos mistos e Deus decidiu dar um fim naquilo. 
O verso quatro diz que naqueles dias havia gigantes (em hebraico: נפליםnphlym).  Há muita teoria que se propõe a explicar tais gigantes, várias delas baseadas em mitologia e interpretações pessoais.  O que diz o texto – literalmente – é que eles foram heróis, ou homens notórios que se sobressaíram diante dos demais pelos seus feitos (em hebraico no mesmo versículo: גבריםgbrym).  Todas as demais inferências apresentam uma ponta de dedução. 
Eu, pessoalmente, gosto de tratar o texto bíblico dando voz a ele mesmo.  Os seus autores não estavam elaborando tratados científicos e nem tinham a intenção de produzir provas históricas.   Estavam registrando a revelação de sua fé, e isto deve nutrir a minha também.  Quanto a sua origem genética ou a sua altura física... bem, é querer forçar demais as palavras sagradas.  Quanto às consequências de homens de Deus que se arvoram gigantes... isto corta o coração de Deus (verso 6)

Mas graças a Deus, sempre haverá Noé...

2 comentários:

  1. Uma explicação simples como simples e clara é a palavra de Deus. Fico impressionado com as voltas que esse assunto dá, que vai de alienígenas a livros apócrifos. As vezes (quase sempre) basta ler o que está escrito na bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio piamente que Deus é simples, às vezes a gente é complica.
      Mas sua graça sempre fala.
      Abraço

      Excluir