sexta-feira, 26 de abril de 2013

EM SINTONIA COM DEUS


Todos nós já sabemos que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (é o que diz Paulo em Rm 12:2).  Também sabemos que para dois andarem juntos é preciso que haja acordo entre eles (isto está em Am 3:3).  Com estas certezas firmadas, gostaríamos de refletir hoje sobre o que acontece quando nos colocamos em acordo e perfeita sintonia com Deus, e a sua vontade prevalece em nossa vida.
Para tal análise gostaria de tomar como exemplo a vida do profeta Daniel, suas experiências pessoais e seu relacionamento com Deus em pelo menos duas ocasiões:
Logo que se viu exilado e foi obrigado a conviver no palácio babilônico, Daniel e seus amigos lançaram o desafio do improvável.  Eles decidiram que não se contaminariam com as iguarias do rei e propuseram um desafio de dez dias (sua fala está em Dn 1:12).  É improvável que uma dieta, mesmo rigorosa, num intervalo tão pequeno fizesse uma diferença tão grande.  Porém em sintonia com Deus, aqueles jovens ousaram pois sabiam que a diferença quem faria era o Senhor.
Desafio semelhante que assumiu foi o pequenino Davi diante do gigante Golias e, neste episódio também, a confiança estava depositada na sintonia com o Senhor (a história está em 1Sm 17).
Antes de citar a segunda ocasião, convém ressaltar a atitude de adoração de Daniel enquanto experimentava a manifestação da vontade e do poder de Deus em sua vida: “Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem” (Dn 2:20).  Quem tem convicção de estar em acordo com o Senhor sempre vive com um louvor nos lábios!
Se num primeiro momento Daniel e seus amigos lançaram um desafio, mais adiante Daniel sem duvidar assumiu os desafios da fidelidade.  Em um conchavo político traiçoeiro, os conselheiros do rei Dario o fizeram proibir a adoração a outros deus ou rei que não a ele mesmo.  Ao saber disso, o profeta foi para casa e, sem medo, se pôs a orar ao Deus verdadeiro (leia Dn 6:10).  Ele sabia que se o rei tinha poder para publicar decretos, maior era o seu Deus, com quem vivia em sintonia, para livrá-lo de qualquer dano.  Por conhecer intimamente a Deus, Daniel sabia que valia a pena correr os ricos de ser fiel a Ele.
Também foi o caso de Pedro e João que, diante do Sinédrio preferiu obedecer a Deus que aos homens e assumir os desafios da fidelidade, já que tinha convivido com o Senhor eles sabiam que nada ou ninguém poderia vencê-los (leia a história em At 4).
E para finalizar:  Daniel era um homem de oração e o Senhor sabia disso! Depois de uma experiência intensa na presença divina, o profeta recebeu a visita de um anjo que lhe trouxe uma excelente notícia: “suas palavras foram ouvidas” (Dn 10:12).  Quando vivemos em sintonia com Deus, não somente lançamos e vencemos os desafios, mas temos a experiência da certeza de que Deus nos ouve a atende as nossas preces.
Vivamos nesta sintonia para a glória dele.  

6 comentários:

  1. MEU JOVEM, ÓTIMA REFLEXÃO. GOSTARIa que escrevesse sobre o seguint tema: Deus realiza sonhos. Deus realiza sonhos? se eé afirmativo, que tipo de sonhos Deus realiza? existem sonhos humanos, realizados pelas forças deles e sonhos de Deus realizado por Ele?
    Abraços,
    Pr. Renato Ramalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido colega Renato,
      Obrigado pela palavra e pela sugestão. A tema se tronou moda em nossa rodas evangélicas, tanto os "sonhos de Deus" (expressão esquisita!) quando nossos sonhos. Vou pensar numa reflexão sobre o assunto para compartilhar.
      Um abraço

      Excluir
  2. Pastor Jabes Nogueira , li este texto e fiquei maravilhada desde já muito grata em compartilhar este nobre conhecimento ...Abraços Carinhosos e fica na Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ...Amém

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, como sempre falando, mesmo distante, para minha vida. Abraço,
    Jonildson

    ResponderExcluir