sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

VIDEIRA VERDADEIRA


"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. (...) Eu sou a videira; vós sois as varas."  Estas palavras são do próprio Cristo e podem ser lidas em Jo 15:1 e 5.  Com elas, Jesus se apresenta como a árvore de onde cada discípulo tira a seiva vital para sua vida e seu sustento.   Esta é a certeza gloriosa que nós em Cristo e Ele em nós, ligados como caule e ramos, temos garantia de podermos usufruir toda sorte de dádivas e traz consigo implicações:
Jesus observa que, mesmo ligados a Ele, há as varas que dão frutos e há as que não dão.  Assim é na igreja: há os crentes que frutificam e há os que não frutificam, ou seja, alguns trabalham e outros dão trabalho!
Aos que, estando ligados à seiva divina e frutificam, Jesus diz que limpa, poda e cuida para que possam dar mais frutos.  Aqui está demonstrado todo amor e carinho do Mestre para os seus servos que se mostram comprometidos com o Reino de Deus.  Ou seja: aqueles que estão ocupados, ganhando almas, cuidando do próximo, servindo em adoração, ensinando, em resumo, cumprindo a grande comissão; estes estão sempre a receber uma atenção especial de Cristo, demonstrada em bênçãos cada vez maiores – são crentes viçosos e bonitos!
Mas há os que, ainda ligados a Cristo, vivem de maneira infrutífera.  Jesus diz que estes ele corta.  Aqui é evidente que é uma referência à mão de Deus que pesa sobre os servos negligentes.  Ou seja: aqueles que vivem sem ocupação ou compromisso com o Reino de Deus, sem fazer nada de útil para glória de Deus; estes estão sempre carentes de realizações e bênçãos – são crentes raquíticos e feios!
Como crentes, estamos ligados à fonte da vida que é Jesus, isto deve nos fazer poder viver uma vida frutífera que em si gere mais vida e mais frutos e por fim a exaltação e glória plena do Senhor, afinal é para isto que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário